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 Qual a diferenças entre CPM, CPA, CPC, CPV e CPL


CPM, custo por mil impressões

O CPM também é bastante utilizado, nomeadamente na compra de espaço em sites ou blogs, porque o anunciante paga apenas quando se alcançarem as mil impressões ou visualizações, ou seja, o valor pré-estabelecido é pago assim que se atinja o CPM, independentemente do tempo que essa ação demore.

CPA, custo por aquisição

O CPA é pago apenas quando o utilizador conclui determinada ação, que pode ser uma compra num site, uma inscrição numa newsletter, um download ou qualquer outra ação definida pela estratégia de Marketing Digital do anunciante.

CPC, custo pago por clique

O CPC (ou PPC) é o método mais utilizado no Google porque cobra apenas quando o utilizador clica no anuncio. Há três critérios dentro do CPC:


PC máximo – valor máximo que o anunciante está disposto a pagar por um clique.
PC real – valor exato que o anunciante vai pagar por um clique.
PC médio – valor médio pago por clique, baseado no histórico de cliques da campanha.


CPV, custo por visualização

O CPV é uma opção indicada para vídeos, pois o lance é definido pelo valor que o anunciante está disposto a pagar sempre que seu vídeo for visto por um utilizador. Aqui não interessam os cliques nem o número de pessoas que entraram em determinada página. Se a ação de play no vídeo não acontecer, o anunciante não tem nada a pagar.

CPL, custo por lead

O CPL é um método direcionado, principalmente, a campanhas de afiliados do Google através do recrutamento de registos ou vendas, sempre que o lead efetuar a compra pelo link do afiliado. Por outras palavras, é preciso que ocorra a conversão proposta para que o anunciante efetue o pagamento. Por exemplo, se um utilizador se registar num site ou assinar uma newsletter, torna-se um prospect ou potencial cliente para a empresa que anunciou.