-->

Billboard Ads


Final do ano nos trouxe uma novidade. Com o título da Copa do Brasil, além de acabarmos com o jejum de 15 anos assumimos o ranking da CBF. Porém como é o sistema adotado por esse ranking da CBF? Como ele é pontuado? Como um time que não era campeão a 15 anos assume a liderança?
Abaixo, fiz uma pesquisa, para mostrar os motivos, que levaram o Grêmio a ser 1º colocado no ranking atualizado este ano. Que leva em conta um sistema de pontuação dos últimos 5 anos. Sendo assim o time que foi regular, teve uma boa participação nos últimos 5 campeonatos brasileiros tem uma média boa.
Grêmio nos últimos 5 campeonatos brasileiro.
2012 - 3º lugar
2013 - 2º lugar
2014 - 7º lugar
2015 - 3º lugar
2016 - 9 º lugar e campeão do Campeão da Copa do Brasil.
Abaixo, melhor explicado o sistema de pontuação adotado pela CBF:



a) O ranking considera a participação do clube em competições realizadas nos últimos cinco anos (ranking dinâmico);

b) Para cada um dos cinco anos do período considerado, do mais recente ao mais distante, são atribuídos pesos, a serem convertido sobre cada pontuação, a saber:

1- Ano vigente (n) Pontos x 5
2- Ano imediatamente anterior (n-1) Pontos x 4
3- Ano anterior (n-2) Pontos x 3
4- Ano anterior (n-3) Pontos x 2
5- Ano anterior (n-4) Pontos x 1

c) A pontuação máxima de cada Série (A/B/C/D) representa o dobro da pontuação da Série inferior.
d) A pontuação do clube vice-campeão de uma Série é sempre 80% da pontuação do campeão.
e) A pontuação dos terceiros e quartos lugares de uma Série é sempre, respectivamente, 75% e 70% da pontuação do campeão.
f) Na tabela 1, da classificação 24 em diante repete-se a pontuação da posição 23.
g) A menor pontuação de uma Série é sempre superior à atribuída ao campeão da Série imediatamente inferior.
h) Para os clubes que até 2012 não disputaram a Copa do Brasil por terem participado da Taça Libertadores será aplicado um bônus; este bônus compreende a uma classificação de quartas-de-final da Copa do Brasil (400 pontos).
i) Para o clube brasileiro que, a partir de 2013, for campeão da Copa Sul-Americana e que não possa participar da Copa do Brasil por conflito de datas, será aplicado o bônus de 280 pontos, correspondente a 70% do valor atribuível a uma classificação às quartas-de-final da Copa do Brasil.
j) Considerando que a Copa do Brasil até 2012 foi disputada em seis fases, não será considerada para o referido período a pontuação referência 8 da Tabela 2.

Informações site da CBF.

Então, não caímos no topo do ranking da CBF por acaso. Fizemos boas campanhas nos últimos anos no campeonato brasileiro. Dos últimos 5 anos somente em 2 não estivemos entre os primeiros colocados. Apesar de ficarmos 15 anos sem um título de expressão no cenário nacional, nossas campanhas sempre foram consistentes.
E com o título da Copa do Brasil esse ano conseguimos assumir a liderança do ranking da CBF. E não é por acaso, como alguns vem falando e criticando. Ficamos em primeiro lugar, por merecimento, mesmo que esse ranking da CBF não sirva para nada, aumenta a estima dos jogadores, o Grêmio volta ao topo do cenário nacional, e se prepara para dar um salto maior, conquistas internacionais. Esse é o objetivo de 2017!
Onde jogaremos sem a pressão dos 15 anos sem título. Os jogadores não terão mais que carregar esse peso extra nas costas.

Por isso, podemos falar que hoje somo o melhor time do Brasil. Assegurado pelo ranking da CBF.